Quantidade de Páginas visitadas

INFORME SOBRE CORONAVÍRUS
INFORME DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE SOBRE AS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO CONTRA O CORONAVÍRUS COM BASE NO DECRETO 4230.
RESULTADO CADASTRO DE ESPERA DE VAGA 2020
AVISO IMPORTANTE!




SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INFORMA:

O resultado do Cadastro de Espera de Vaga para 2020, previsto inicialmente para o dia 02/12/2019 e posteriormente adiado para 04/12/2019, foi NOVAMENTE PRORROGADO para o dia 11/12/2019. Divulgaremos os Classificados em Edital no Colégio a partir das 9 horas.


Agradecemos a compreensão de todos.

MATRÍCULAS CELEM 2020

ESPANHOL, FRANCÊS E LIBRAS (30 VAGAS POR CURSO)


DATA DA MATRÍCULA:


16/12/2019: Vagas Prioritárias para Professores e Funcionários da Rede Estadual e Alunos da Rede Regular Estadual (Ensino Fundamental, Médio ou Técnico) – MEDIANTE COMPROVANTE (contracheque OU declaração de matrícula).


17/12/2019: Vagas para Comunidade Externa. 


HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7:40 às 11:00 / 13:40 às 17:00 


DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:


- 1 foto 3x4;


- Cópia do RG e CPF (Não será aceito Carteira de Habilitação);


- Cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento;


- Cópia da Conta de Luz recente;


- Cópia do Comprovante de Escolaridade (Histórico Escolar ou Diploma para Professores, Funcionários e Comunidade Externa / Declaração de Matrícula para Alunos da Rede Regular de Ensino Estadual);


- Declaração de Vacinação do Posto de Saúde (para menores de 18 anos).


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


- Serão distribuídas SENHAS por IDIOMA, por ORDEM DE CHEGADA;


- Quem já efetuou o PRÉ-CADASTRO de interesse, este não é GARANTIA DE VAGA. Os interessados deverão comparecer para EFETIVAR A MATRÍCULA na DATA MARCADA, dentro da quantidade de vagas disponíveis, trazendo toda documentação necessária;


- As cópias dos documentos deverão estar LEGÍVEIS;


- Não entregaremos a senha e não faremos matrículas faltando documentos, é preciso estar munido de toda documentação exigida;


- Após esgotarem as vagas, abriremos LISTA DE ESPERA (serão chamados conforme DESISTÊNCIAS após o início das aulas – a partir 05/02/2020).


NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE ESCOLAR
Nota de esclarecimento à comunidade escolar do Colégio Estadual Hugo Simas

A direção do Colégio Estadual Hugo Simas, diante dos últimos acontecimentos, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos acerca da apresentação teatral do FILO – Festival Internacional de Londrina, realizada nesta instituição de ensino na última sexta-feira, 01 de novembro de 2019, no período noturno.

Inicialmente, cumpre informar que a mencionada atividade cultural faz parte da programação do FILO, um dos mais importantes eventos culturais realizados anualmente nesta cidade. Ademais, esclarece-se que a apresentação estava programada para ocorrer em outra escola estadual do município de Londrina e, diante da impossibilidade de se realizar o espetáculo no local previamente agendado (inviabilidade técnica), a organização do Festival solicitou que a atividade ocorresse no Colégio Estadual Hugo Simas, o que foi prontamente atendido.

O nosso colégio é a instituição pública mais antiga da cidade, e nestes mais de 80 anos, vem cumprindo um papel fundamental na disseminação da cultura e da produção artística na cidade. Cabe ressaltar, ainda, que nos últimos anos a escola também acolheu o Festival Internacional de Música de Londrina, demonstrando que o Projeto Político Pedagógico da escola tem, no diálogo e no envolvimento da comunidade escolar, um aspecto fundamental.

O espetáculo, “Quando Quebra Queima”, tem classificação indicativa de 10 anos, foi um evento público, aberto à comunidade e contou com a participação dos estudantes do Ensino Médio do período noturno do colégio. A apresentação procurou trabalhar a questão das juventudes, da valorização da diversidade, do acesso à educação, dentre outros temas importantes na formação dos jovens na atualidade. A organização do FILO, ao fazer contato com a direção escolar, informou que o grupo artístico e o espetáculo já foram apresentados na Mostra Internacional de São Paulo/Paralela e em outros importantes festivais do Brasil e do Mundo.

As temáticas abordadas na apresentação compõem as Diretrizes Estaduais da Educação de várias disciplinas que estão previstas na organização curricular do Ensino Médio no Paraná. Ademais, o respeito à diversidade, a liberdade de aprender e ensinar e o pluralismo de ideias encontram proteção no texto da Constituição Federal (CF, art. 3º, inc. IV e art. 206, inc.II), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e em diversas leis e instruções normativas estaduais, tais como a lei n 16.454/2010, que instituiu o Dia Estadual de Combate a Homofobia no Paraná e a Instrução n 010/2010-SUED/SEED, que regulamenta a ação das Equipes Multidisciplinares para tratar da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena.

Diante das informações equivocadas que circulam na imprensa e nas redes sociais, é oportuno ressaltar que, por se tratar de uma atividade escolar, se faz necessário o controle de frequência dos estudantes. A direção escolar, de forma responsável, como sempre faz, não autoriza a dispensa de estudantes menores sem autorização de pais e ou responsáveis. Além disso, a lei estadual n18.118/14 proíbe o uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos durante os horários de aulas em estabelecimentos de ensino. Outrossim, permitir a filmagem de um espetáculo teatral viola os direitos autorais e expõe a imagem dos adolescentes de forma indevida.

A interpretação equivocada da atividade supracitada gera uma exposição, criminalização e insegurança dos professores (as) e funcionários (as) da escola, bem como prejudica o desenvolvimento das atividades escolares. O nosso colégio tem uma História de contribuição com a construção de uma educação pública e de qualidade em Londrina, além disso, conta com um quadro de docentes altamente qualificados e comprometidos com o ensino, conforme também observado nas últimas avaliações externas, como Prova Paraná, SAEP e Prova Brasil, levando ao aumento em nosso índice do IDEB.

Por fim, a escola reafirma seu compromisso com o diálogo aberto, democrático e com uma educação pública e de qualidade.

Atenciosamente,

Direção do Colégio Estadual Hugo Simas

Londrina, 04 de novembro de 2019.
CADASTRO DE PRETENSÃO DE VAGA CELEM 2020

CADASTRO DE PRETENSÃO CELEM 2020


ESPANHOL, FRANCÊS E LIBRAS


A PARTIR DE 21/10/2019


Documentos Necessários para o Cadastro:


- Cópia Certidão de Nascimento ou Casamento;


- Cópia do R.G. e CPF;


- Cópia da COPEL Atualizada (conta de luz).


* Aulas no período NOTURNO, 2 vezes por semana, para maiores de 14 anos;


* Resultado prévio da Aprovação/Autorização e Quantidade de Vagas/Turmas: 02/12/2019 (comparecer ou ligar no colégio para se informar). Neste dia, já informaremos em EDITAL todas as informações para as MATRÍCULAS.


* ATENÇÃO! Efetuar o cadastro NÃO É GARANTIA DE VAGA! Quem fizer o cadastro e realmente quiser cursar o idioma, terá que comparecer na DATA MARCADA para EFETIVAR A MATRÍCULA (por ordem de chegada, até se esgotarem as vagas).

CADASTRO DE ESPERA DE VAGA ESCOLAR 2020 - PARA NOVOS ALUNOS

Alunos oriundos de outras escolas da Rede Estadual, Municipal, Particular, outras cidades, estados e países que desejam concorrer a uma VAGA PARA O ANO LETIVO DE 2020, poderão efetuar o cadastro ONLINE/PRESENCIAL a partir de 21/10/2019.


Anexar na ficha de cadastro:


- Cópia Certidão de Nascimento e/ou Casamento ou RG;


- Cópia da conta de luz (COPEL) atualizada (últimos 2 meses) em nome do pai, mãe e/ou responsável (se não estiver no nome do responsável, anexar também outro comprovante que esteja);


- Comprovante de escolaridade atual;


- Comprovante de trabalho do responsável (xerox da carteira ou declaração) – CASO TRABALHE NA REGIÃO CENTRAL.


OBS.: Alunos provenientes da REDE ESTADUAL / MUNICIPAL podem fazer a opção ONLINE (solicitar vaga em outra instituição de ensino, diferente da que está matriculado este ano) - NÃO PRECISA ENTREGAR O CADASTRO PRESENCIAL; fazendo a opção online, já entrarão no CADASTRO DE ESPERA (por PREFERÊNCIA – PODE ESCOLHER ATÉ 3 OPÇÕES DE ESCOLAS). Caso tenha mudado de endereço (próximo da escola pretendida), ou trabalhe próximo, poderá entregar o cadastro presencial, apresentando os comprovantes das informações declaradas, para concorrer à vaga mediante os critérios de prioridade.



RESULTADO 1ª CHAMADA: 02/12/2019 (para aqueles que entregarem o cadastro até o dia 25/11/2019). Uma 2ª CHAMADA será realizada em JANEIRO/2020, em data a ser marcada, para preencher as vagas REMANESCENTES.


REMATRÍCULAS 2020

Iniciamos a Campanha de RENOVAÇÃO DAS MATRÍCULAS dos nossos alunos, para que confirmem a sua vaga para o ano letivo de 2020. Segue abaixo o Cronograma das etapas ONLINE e PRESENCIAL (o passo a passo e todas as informações pertinentes foi enviado por e-mail aos responsáveis e entregue para os alunos em sala de aula no KIT ALUNO - REMATRÍCULAS 2020):















21 a 25/10/2019



Confirmação de REMATRÍCULA ONLINE (www.areadoaluno.seed.pr.gov.br) e PRESENCIAL para estudantes do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º), Médio (1º e 2º), CELEM e Ed. Especial (Responsável Legal) – conforme CRONOGRAMA enviado por turma.



 


 


28/10 a 01/11/2019



Confirmação de VAGA ONLINE (www.areadoaluno.seed.pr.gov.br) e PRESENCIAL para os estudantes direcionados para o 6º Ano do Ensino Fundamental (alunos direcionados das Escolas Municipais) e 1º Ano do Ensino Médio (Responsável Legal) – conforme CRONOGRAMA enviado por turma.



CADASTRO DE PRETENSÃO - CELEM 2019
CADASTRO DE PRETENSÃO - CELEM 2019

ESPANHOL, FRANCÊS, INGLÊS E LIBRAS




A PARTIR DE 26/11/2018!



Documentos Necessários para o Cadastro:

- Cópia Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Cópia do R.G. e CPF;

- Cópia da COPEL Atualizada (conta de luz).



• Aulas no período NOTURNO, 2 (duas) vezes por semana, para maiores de 14 anos;

• Resultado da Aprovação/Autorização das Turmas: 08/01/2019 (COMPARECER NO COLÉGIO).
LISTA DE MATERIAL - 2019
ACESSE AQUI A LISTA DE MATERIAL POR SÉRIE - 2019!
CADASTRO DE ESPERA DE VAGA PARA 2019
CADASTRO DE ESPERA DE VAGA ESCOLAR PARA O ANO LETIVO 2019: A PARTIR DE 10/12/2018 (NÃO É POR ORDEM DE CHEGADA!)




Documentos Necessários:

• Cópia Certidão de Nascimento e/ou Casamento ou RG do(a) aluno(a);

• Cópia da conta de luz (COPEL) atualizada em nome do pai, mãe e/ou responsável;

• Comprovante de escolaridade atual;


• Declaração de Vacinação emitida pelo Posto de Saúde (para menores de 18 anos).




CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DO CADASTRO DE ESPERA DE VAGA:

 Alunos sem vaga garantida da rede estadual de ensino (alunos de Escolas Particulares, outros países, estados ou municípios);

 Proximidade da residência até a escola;

 Alunos com deficiências;

 Alunos em tratamento hospitalar contínuo;

 Idade do aluno (a menor idade – considerando os turnos diurno e noturno);

 Proximidade do local de trabalho do aluno ou da mãe/pai/responsável, mediante comprovante;

 Irmão matriculado na escola;

 Aluno em situação de risco.




*** APÓS LEVANTAMENTO DAS VAGAS INTERNAS A SEREM DISPONIBILIZADAS PARA A COMUNIDADE, A DIVULGAÇÃO DOS ALUNOS SELECIONADOS SE DARÁ  MEDIANTE EDITAL NO MÊS DE JANEIRO/2019, EM DATA A SER INFORMADA NO ATO DO CADASTRO.


 
MATRÍCULA NOVA - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Atenção, Senhores Pais e/ou Responsáveis pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, que irão fazer MATRÍCULA NOVA para o 1º Ano do Ensino Médio em 2019, seguir o cronograma abaixo:



DIA E HORÁRIO DE ATENDIMENTO


MANHÃ - 7:40 às 11:00


TARDE - 13:40 às 17:00




03/12/2018 (2ª feira) 9º A

04/12/2018 (3ª feira) 9º B

05/12/2018 (4ª feira) 9º C

06/12/2018 (5ª feira) 9º D



*** Documentação necessária e obrigatória para a efetivação da matrícula:

- Xerox da CERTIDÃO DE NASCIMENTO;

- Xerox do RG e CPF;

- Xerox da CONTA DE LUZ - COPEL (recente e em nome do responsável);

- Declaração de Vacinação emitida pelo Posto de Saúde (para menores de 18 anos);

- 2 fotos 3X4.



O NÃO comparecimento na data MARCADA implicará na perda da vaga.


Contribuição espontânea para a APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários). Colabore! Todas as melhorias feitas na escola têm a participação efetiva dos pais conscientes e solidários.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2019
Atenção Senhores pais e/ou responsáveis para a data da REMATRÍCULA, que deverá ser feita no horário em que seu(a) filho(a) estuda atualmente.


Obs.: O NÃO comparecimento na data marcada implicará na perda da vaga.



DIA E HORÁRIO DE ATENDIMENTO

MANHÃ - 7:40 às 11:00

TARDE - 13:40 às 17:00

NOITE - 18:45 às 21:00



26/11/2018 (2ª feira)
1º A, B, C / 6º A, B, C, D / 1º H, CELEM

27/11/2018 (3ª feira) 1º D, E, F / 7º A, B, C, D / 2º F, CELEM

28/11/2018 (4ª feira) 1º G, 2º A, B / 7º E, 8º A, B, C  /  2º G, CELEM

29/11/2018 (5ª feira) 2º C, D, E / 8º D, E, F



*** ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DE 26 a 29/11/2018 (Seguir os mesmos horários da tabela)



*** DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: Xerox da CONTA DE LUZ (COPEL) atualizada em nome do pai, mãe e/ou responsável (Caso a fatura não esteja em nome do responsável, anexar outro comprovante com data recente em nome da pessoa responsável, para a comprovação de endereço); Declaração de Vacinação emitida pelo Posto de Saúde (para menores de 18 anos); Xerox do RG e CPF (quem tiver e ainda não entregou); 2 fotos 3x4. Sem a apresentação destes documentos, a matrícula não será renovada.



*** Confira também, antecipadamente, na Secretaria do Colégio, se não está pendente nenhum outro documento (como Histórico Escolar, por exemplo), pois a matrícula só será renovada mediante apresentação deste.



A APMF do Colégio Estadual Hugo Simas espera a sua contribuição social voluntária no ato da rematrícula, que é uma forma da comunidade contribuir para a melhoria do atendimento ao educando (seu filho).
INÍCIO DAS AULAS 2018
Senhores pais e/ou responsáveis:
Informamos que o início do ano letivo 2018 está previsto para 19/02/2018, conforme Calendário Escolar.
Aqueles que ainda não pegaram a Lista de Material, está disponível no Colégio para retirada, como também os Panfletos de Lojas que fabricam nosso Uniforme Escolar.
O Ensalamento 2018 estará disponível no primeiro dia de aula, em edital na entrada dos alunos.

Desejamos a todos um excelente período de férias, um bom descanso e que as energias sejam renovadas para o início de mais um ano letivo juntos!
Aos novos alunos que estão chegando este ano para fazer parte da Família Hugo Simas, as nossas boas vindas, que sejam todos muitos bem acolhidos!

Atenciosamente,
A Direção.
VAGAS PARA OS CURSOS DO CELEM ESTÃO ESGOTADAS!
Informamos que as vagas destinadas para os Cursos do CELEM - Espanhol, Francês e Inglês - estão ESGOTADAS!
A partir de agora, os interessados deverão deixar o seu nome na LISTA DE ESPERA (pessoalmente e/ou por telefone).
Iniciando as aulas em 19/02/2018 e havendo DESISTENTES, faremos a chamada da Lista de Espera, seguindo a ordem nominal.

Atenciosamente,
Secretaria.
ÚLTIMO PRAZO - MATRÍCULA E/OU REMATRÍCULA
ATENÇÃO SENHORES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS QUE PERDERAM O PRAZO PARA A REMATRÍCULA E/OU MATRÍCULA!

SEGUNDA E ÚLTIMA OPORTUNIDADE SERÁ REALIZADA NO DIA 12/12/2017 (TERÇA-FEIRA) – MANHÃ, TARDE E NOITE, NO AUDITÓRIO.

APÓS ESTA DATA, A VAGA DE SEU(SUA) FILHO(A) SERÁ DISPONIBILIZADA PARA A COMUNIDADE EXTERNA!













Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito